sábado, 27 de fevereiro de 2016

Jejuar é preciso? Qual sua importância?


Por Jarivelton Rangel


“Disseram-lhe, então, eles: Por que jejuam os discípulos de João muitas vezes, e fazem orações, como também os dos fariseus, mas os teus comem e bebem?"
Lucas 5:33

Jejuar nem sempre é uma prática entendida no meio cristão, por que devemos jejuar?No texto acima Jesus responde aos discípulos de João que enquanto Ele estivesse junto dos seus discípulos, não seria necessário que eles jejuassem, Jesus com sua fala nos ensina que a prática do jejum não é simplesmente se abster de alimentos, mas vai além disso.

Os fariseus sempre buscavam se justificar por meio de suas práticas religiosas, mas jejum não é um ritual religioso, é algo pessoal, é entre quem jejua e Deus.


”E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.”
Mateus 6:16

Praticar o jejum não consiste em barganhar com Deus, ele não serve como um sacrifício que eu faço para então Deus ter por obrigação atender o que peço. O jejum muda a pessoa que o pratica e não a Deus, os favores que Cristo nos concede não é porque fazemos algo para merecê-los, mas é pura graça.

Então jejuar não é para sermos vistos como mais santos e espirituais, não é um ritual religioso e nem é para mudar Deus e fazê-lo atender o que peço, então o que seria?


“Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.”
Mateus 6:17,18

Jejuar não é apenas se abster de alimentos, mas também de tudo que tire o foco de Cristo, estar em jejum é estar em oração, num momento de busca intensa por Deus se desligando de tudo que tire seu pensamento de Jesus. O jejum caminha junto com a oração, os dois devem ser praticados neste momento, devemos estar a sós com Deus em oração e súplica.
Estar em jejum não é ficar de barriga vazia vendo tv, com a cabeça cheia dos afazeres de trabalho ou casa, não é fazer qualquer outra coisa que não seja buscar intimidade e aproximação com o Espírito.

A recompensa pública que o texto nos ensina é o fruto do Espírito sendo visto em nós, tamanha é a busca que começamos a expressar Deus em nosso comportamento, atitude e decisões de uma forma mais forte, será visível que a os laços de intimidade com Jesus se estreitaram.

Jejuar é preciso e tem muita importância, não é uma obrigação ou sacrifício, mas um privilégio. Em momento de dificuldade, lutas e provações fazer jejum fortalece nossa fé, tendo a fé fortalecida caminhamos com confiança no poder de Deus descansando em sua soberania, seja o que for que esteja acontecendo ao nosso redor, seja o fim que for que qualquer situação tenha, estamos certos de que Jesus está sempre no controle.

Não é que jejum nos confere poderes de resistir o mal ou combater contra ele, não é o ritual em si, mas sim nossa inclinação em nos afastarmos das coisas desta vida e estar mais conscientes da vontade de Deus, como no caso dos discípulos ao tentarem expulsar um demônio:


“Então os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, disseram: Por que não pudemos nós expulsá-lo? E Jesus lhes disse: Por causa de vossa incredulidade; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível. Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.”
Mateus 17:19-21

Jesus ensina que é preciso ter fé e esta fé deve ser praticada e fortalecida, nisso orar e jejuar é o caminho para estar mais intimo de Deus e mais forte. Não é o fato de praticar um ritual religioso de oração e jejum que um demônio e expelido, mas sim diante da autoridade e poder do nome de Jesus e Ele está dentro de todo aquele que ouve sua palavra e faz sua vontade.

Sejamos iluminados pelo Santo Espírito... bom caminho!

Jarivelto Rangel é Teólogo
Administrador e
escritor do Literatura Teológica

Nenhum comentário:

Postar um comentário