domingo, 4 de setembro de 2016

Vida cristã: Aflições ao caminhar


Por Jarivelton Rangel


“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”
João 6:33

No capítulo 16 do evangelho de João, Jesus fala aos seus discípulos sobre o momento em que Ele voltaria para o Pai, fala abertamente sobre coisas que eles ainda não podiam discernir tão bem, mas que mais tarde entenderiam, lhes fala sobre perseguições, expulsão de sinagogas e até morte, tudo causado pela anunciação do evangelho.

No capítulo 15 Cristo já lhes havia falado sobre o mundo o odiar, e consequentemente odiar aqueles que Ele enviaria, nisto o capítulo 16 termina falando sobre as aflições que teriam em suas vidas, não só a respeito da tristeza que sofreriam no período de sua morte até então vê-lo ressuscitado, mas aflições que se estenderiam por toda a vida, pois ser discípulo de Jesus não significa estar isento das aflições.

Ter aflições neste mundo é uma realidade para todos, seja cristão ou não, mas aquele que entrega sua vida a Jesus é convidado a que esteja em paz e tenha bom ânimo, pois Cristo venceu o mundo.

Ter aflições é passar por tristezas, preocupações, angustias e ansiedades, mas todas estas já foram vencidas por Cristo, e em saber que o Cordeiro de Deus venceu a morte, ressuscitou, nos concedeu sua graça nos conduzindo a redenção, faz com que ainda que caminhado tristes em alguns momentos, angustiados por situações da vida e sofrendo as pressões do existir, estejamos em paz em nosso coração e em bom ânimo em nosso espírito.

Momentos difíceis virão, e nestes momentos de sofrimento, dor e choro, devemos nos agarrar em Jesus Cristo, no cuidado para com o nosso existir neste mundo, nos seus ensinos e promessas de vida eterna, na sua graça que nos enche de esperança e gratidão. Caminhar com Cristo estende nossa visão para além desta vida, sabendo que enquanto aqui a sua mercê nos sustenta, daqui para a eternidade o que nos aguarda é estar para sempre com aquele que nos ama, e seu amor nos concede forças meio as aflições do caminhar.

Seja nas perseguições enquanto praticando a vida cristã e anunciando o evangelho, seja nas coisas comuns da vida, neste mundo teremos aflições, pois angustias e ansiedades nos rodeiam e por vezes nos alcançam e em momentos parecem tirar a força do caminhar. Olhar ao redor, fazer uma análise da vida, em momentos concluir que propósitos e objetivos ainda não foram alcançados apesar de tanto tempo já ter passado, nos localizarmos no espaço tempo da vida e parecer que nossa existência não tem tido relevância para o que realmente importa, ou que sejam dificuldades em se encaixar profissionalmente diante do estado caótico de nossa economia, onde o peso de nossas responsabilidades aumentam e a solução está a perder de vista, ou seja até mesmo situações de saúde que fazem com que nos sintamos tão fracos e impotentes enfim, Deus não nos isenta em nada da experiência de existir, mas Ele nos garante que Nele, está a paz que necessitamos para viver.

O que importa é olhar para Cristo Jesus, viver centrados em sua verdade e meditando em sua palavra e ensino, não pensando que enquanto cristãos não deveríamos ter momentos ruins e muito menos pensar que não podemos ter tristezas, dores, angustias e ansiedades, ou viver acreditando que tudo tem que dar certo todo o tempo.
Nunca se entregue as dificuldades e nem desista meio a elas, não se desespere ou pense estar só, é comum nesta vida termos dias maus, isto não significa ser menos abençoados ou que esteja sem fé, tudo tem o seu tempo, momentos vem e vão, as coisas na vida mudam e será sempre assim, mas o que nunca muda e Jesus Cristo em nós e sua palavra que permanece para sempre.

Deus nos abençoe e bom caminho!

Jarivelto Rangel é o Administrador e
Escritor do Literatura Teológica

Nenhum comentário:

Postar um comentário